27 de mai de 2009

07/06- A artista plástica Maria Lima fará a apresentação da "Instalação “A Marcha dos Astros” no Núcleo Plantações da Expressão Artística.


A artista plástica Maria Lima e alguns de seus trabalhos.




(Retrato Sampaio)

Maria Lima

Graduada em artes pela UNESP, iniciou seus estudos em desenho e pintura aos dez anos. Participou de diversas exposições no estado de São Paulo, entre as mais importantes o Mapa Cultural Paulista em 2005/2006, tendo uma de suas obras selecionadas para catálogo e o Salão de Arte Jovem de Santos em 2002, um dos mais importantes salões de arte, responsável por destacar a produção de jovens artistas. O desenho sempre foi um elemento essencial no trabalho da artista. Através da pesquisa e experimentação, transcende as possibilidades dessa linguagem, elevando-a ao status de protagonista. Outros meios utilizados pela artista são a pintura e mais recentemente a instalação e os trabalhos conceituais. Tem como influência artistas como Egon Shiele, Edward Munch, Francis Bacon, Jean Michel Basquiat, Iberê Camargo, Siron Franco, Hélio Oiticica, Sandra Cinto, entre outros...


“A Marcha do Astros”.

“Em todo o universo o que se dá é movimento...”

A Instalação “A marcha dos Astros” está inserida no projeto EXPERIMENTAÇÕES, cujo objetivo é desenvolver e pesquisar novos temas, bem como materiais e linguagens. Completam a série, os trabalhos FRUTURO e DECOD, sendo este último o embrião da “Marcha”.

É tratado aqui o conceito de movimento. Figuras que a cada plano se aproximam, fundindo-se, tornando-se um único ser, ao centro, interiorizando-se ritmicamente. Num segundo momento, essas figuras fazem o caminho contrário, partindo do centro, exteriorizando-se, completando a marcha. Tecidos coloridos distribuídos lado a lado sustentam essas figuras, em uma analogia aos ciclos universais, às infinitas possibilidades. Uma estrutura de movimentos no universo, tendo como centro o EU.

“Para cada dimensão que decorre no tempo devemos dizer: Agora você está se tornando parte do passado; mas talvez nos encontremos na nova dimensão, num ponto crítico e quem sabe propício, que a restituirá ao presente”.

* Paul Klee. Sobre a arte moderna e outros ensaios.

A instalação “A Marcha dos Astros” de Maria Lima conta com a participação da artista plástica Júlia Filardi que aos 14 anos iniciou seu estudo de desenho e pintura, tendo como professora a artista Leonildes Berbel. Em Londrina, aperfeiçou-se em técnicas neoclássicas ao lado do artista David Wang. Constantemente realiza cursos na Escola Visual Do Parque Lage, no Rio de Janeiro, referência de arte contemporânea na América Latina.

Nenhum comentário: